As aspirações do homem conteporâneo.
A vida humana distingue-se da dos animais e dos outros seres viventes pelos níveis espirituais que atinge, e pelas dimensões sociais que alcança: por isso pode-se falar em vida espiritual, vida intelectual, vida social e política, etc.
O homem tem dimensões que podem constituir outras pistas para um mundo vastíssimo que o corpo pode apenas pressentir, mas nunca esgotar: o homem conhece, ama, projecta, joga, cria, produz e inventa… Mais que ser de uma dimensão, podemos cada vez mais classificá-lo como de mil.
Pessoas humanas, ideologias e partidos
Ao referirmo-nos, atrás, aos sistemas políticos, às ideologias e os partidos, afirmamos que eles todos pressupõem uma visão do mundo, da sociedade e do homem.
Como, porém na visão do homem se cruzam e repercutem as outras duas, podemos concluir que os sistemas, as ideologias e os partidos políticos se caracterizam fundamentalmente pela sua visão da pessoa humana e pelas consequências e implicações concretas dessa visão e da sua prática.
Dimensões fundamentais da pessoa humana
Toda pessoa tem as seguintes dimensões fundamentais e essências:
Dimensão individual: «Um ser-em-si»
Esta dimensão diz-nos que cada ser humano é único, original, diferente, irrepetível, fora de série, com uma personalidade própria e exclusiva, com uma consistência e um valor que derivam do facto de ser pessoa e não de favores estatais ou outros.
Esta dimensão acentua a dignidade de cada pessoa humana, a sua originalidade, os seus inalienáveis direitos e deveres, a liberdade, a criatividade, a iniciativa…
Num mundo com um tão grande perigo de massificasão, anonimato e despersonalização como o nosso, é necessário lutar que cada ser humano seja ele próprio e não perca a sua singularidade. Mas a individualidade, se não for bem entendida, se dar lugar ao individualismo egoísta e egocêntrico, enclausurado em si próprio e fechado com os outros ou considerando-os como simples instrumentos e