Planejamento ambiental
SERVIÇO SOCIAL
IRACEMA CARNEIRO MAGALHÃES
RA: 280385
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
Momentos da sociedade brasileira, estruturação e formação; desigualdades são marcas de um processo histórico
Feira de Santana
2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................4
3. CONCLUSÃO........................................................................................................17
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................18
1. INTRODUÇÃO Temos hoje várias mudanças na percepção humana das relações existentes. No decorrer da história, o senso crítico teve toda uma evolução tanto nos conceitos como na sua característica, descrevendo e analisando situações embasadas nas correlações existentes em nosso meio. O senso crítico exerceu um papel fundamental na ampliação de novos horizontes, desenvolvendo no pensador crítico uma percepção necessária para elevar sua capacidade de raciocínio vinculado a sua humanização. Portanto podemos dizer que se torna necessário à aquisição do conhecimento, o que no Brasil hoje temos meios de serem detentores de conhecimentos, não sendo mais uma sociedade leiga onde exista manipulação em massa.
2. DESENVOLVIMENTO
DIFERENÇAS SOCIAS DESDE A COLÔNIA A expressão "descobrimento" do Brasil está carregada de eurocentrismo, além de desconsiderar a existência dos índios em nosso país antes da chegada dos portugueses. Portanto, optamos pelo termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Ocorreu em 22 de abril de 1500, data que inaugura a fase pré-colonial.
Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Após os primeiros contatos com os indígenas, muito bem relatados na carta de