as 5 dimensões
5 de julho de 2011 in Alcançando a sustentabilidade?, Em busca da Sustentabilidade, Sustentabilidade Cultural | Tags: Ignacy Sachs
Ao dar esta visão à sustentabilidade, o autor Ignacy Sachs (1927, economista polonês, naturalizado francês) deixa escancarado que se deve ter uma visão holística dos problemas da sociedade, e não focar apenas na gestão dos recursos naturais. É pensar em algo muito mais profundo, que visa uma verdadeira metamorfose do modelo civilizatório atual.
As cinco dimensões do ecodenvolvimento, segundo Ignacy Sachs (1993, pág 37 e 38). (Mais recentemente, Sachs passou a considerar 8 dimensões, lei sobre elas aqui: Dimensões da sustentabilidade )
Todo o planejamento de desenvolvimento precisa levar em conta, simultaneamente, as seguintes cinco dimensões de sustentabilidade:
1. Social, que se entende como a criação de um processo de desenvolvimento que seja sustentado por um outro crescimento e subsidiado por uma outra visão do que seja uma sociedade boa. A meta é construir uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.
2. Econômica, que deve ser tornada possível através da alocação e do gerenciamento mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados. Uma condição importante é a de ultrapassar as configurações externas negativas resultantes do ônus do serviço da dívida e da saída líquida de recursos financeiros do sul, dos termos de troca desfavoráveis, das barreiras protecionistas ainda existentes no Norte e do acesso limitado à ciência e tecnologia. A eficiência econômica deve ser avaliada em termos macrossociais, e não apenas através do critério da rentabilidade empresarial de caráter microeconômico.
3. Ecológica, que pode ser melhorada utilizando-se das seguintes ferramentas:
Ampliar a capacidade de carga da espaçonave Terra, através da