As 5 dimensões da sustentabilidade
As boas ideias não dependem de hierarquia. Elas vêm das pessoas que estão mais atentas às necessidades de uma organização. Por isso, sua valorização é fundamental para o bom andamento de uma empresa. Diante da globalização e das crescentes demandas de sustentabilidade, o que se vê é que o cliente está exigindo, cada vez mais, respostas claras a tais diretrizes.
Para tanto, as empresas precisam internalizar o conceito em suas atividades. O Teal®360 (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) foi planejado para auxiliar nesse processo. Os elementos e dificuldades estão ali para ajudar na construção de uma cultura sustentável entre os colaboradores.
O treinamento é fundamentado em símbolos da bandeira da Sustentabilidade Empresarial como o “Visão 2050”, documento elaborado pelo World Business Council for Sustainable Development, que estabelece ações que garantam a qualidade de vida sem comprometer as futuras gerações. A partir disso, a Dinsmore Associates traçou a filosofia do treinamento, representada por cinco dimensões: Indivíduo, Relacionamento, Organização, Meio Ambiente e Inovação e Criatividade. Tudo ligado ao conceito de que uma empresa sustentável mantém o equilíbrio profissional e organizacional. Cada uma destas dimensões tem suas bases:
• Indivíduo: autoconhecimento, perfil, capacitação e desenvolvimento, saúde, relações, foco holístico (que abrange as áreas emocional, intelectual, física, intuitiva/espiritual) e planejamento de vida;
• Relacionamento: gerenciamento urbano controlado, comunidades, inclusão interpessoal e em grupos, empreendedorismo;
• Organização: perpetuidade, sobrevivência e prosperidade, mercados, cultura, liderança global, local e empresarial e responsabilidade sobre sustentabilidade;
• Meio Ambiente: equilíbrio, reciclagem, simbiose, transformação e recursos naturais;
• Inovação e criatividade: Cadeias de valores e simetrias.