As 4 verdades de buda
Segundo Buda a condição humana é suprema. O Homem é o seu próprio mestre e não existe nem ser nem poder mais elevado que possa reger o seu destino.
Cada um é, portanto, responsável pela sua felicidade ou infelicidade.
Mas aquele que for capaz de descobrir por si próprio a verdadeira natureza dos elos que coordenam o encadeamento infinito das causas e dos efeitos terá quebrado o círculo, e conseguirá a libertação.
Este ensinamento, condensado nas Quatro Nobres Verdades e descoberto por Buda no momento da sua iluminação, encerra o essencial da sua mensagem, da sua doutrina.
No seu ensinamento, Buda diz: “eis o verdadeiro sofrimento. Eis a verdadeira causa. Eis a verdadeira cessação e eis o verdadeiro caminho”... E diz ainda: “conhecei o sofrimento; renunciai às suas causas; atingi a cessação do sofrimento; segui o verdadeiro caminho”.
Comentários:
As 4 verdades de Buda é um ensinamento budista, seu objetivo é mostrar como superar o sofrimento e chegar ao nirvana.
Na primeira verdade Buda diz que nossas vidas são desequilibradas, e esse desequilíbrio trás o sofrimento.
A segunda verdade explica que o sofrimento é causado pelo constante desejo por algo, uma insatisfação continua.
Na terceira verdade Buda diz que é possível acabar com o sofrimento, desapegando-se dos desejos, para que a vida tenha equilíbrio.
A quarta verdade é a solução para o sofrimento. É o caminho do meio, em que deve ser desenvolvido a compreensão, vontade, discurso, ação, meio de subsistência, esforço, atenção e