Região sudeste
SUDESTE
Trabalho solicitado pela profª Norma, no 3º “A”.
Alunos: Carlos Neto, Danielly, Isadora, Jádilla, Kauã, Lorena Lorrane, Lucas Fernando, Mateus , Maurílio, Paulo Afonso, Ranne.
GOIANESIA, MARÇO DE 2012
Introdução
O estudo dessa região se mostra importante pelo grande destaque que a mesma apresenta no cenário nacional, atuando de forma fundamental e com grande importância para o desenvolvimento das mais variadas áreas do país, como economia, industrialização, tecnologia.
Desse modo, a Região Sudeste, desde a colonização do país, foi o foco e o centro de todo o desenvolvimento, abrigando enorme variedade étnica e cultural, onde na maioria das áreas se desenvolveu antecipadamente à todas outras regiões, tendo índices comparados aos dos países desenvolvidos.
Abaixo segue o conteúdo que o grupo analisou ser de fundamental importância à respeito da região, pois relata os mais diversos aspectos.
A região Sudeste
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, como relevo, clima, vegetação, solo e afinidades socioculturais. Faz a transição entre a região Nordeste e Sul, fazendo ligação com o oceano Atlântico.
Não é muito extensa, ocupa apenas 11% do território brasileiro, mas é a mais populosa e rica do pais, possuindo 80.3 milhões de habitantes, de forma que 44% dos brasileiros são sudestinos. Enquanto a densidade brasileira, que já é alta, é de 22 hab./km², a região Sudeste atinge a marca de 84,21 hab./km².
Abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (que são os estados mais ricos do país), além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil. Também apresenta índices sociais elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per