arvores
Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de quatro metros na maturidade. Em relação ao tamanho máximo estudos demonstram que uma árvore poderia atingir de 122 a 130 metros3 , sendo uma sequoia chamada Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood ao norte de São Francisco, Estados Unidos, o maior exemplar vivo conhecido no momento, possuindo 115,55m4 .
Essa definição exclui as palmeiras, que não possuem crescimento do diâmetro de seu caule para a formação do tronco, além do mesmo também não ser ramificado. Da mesma forma exclui plantas perenes lenhosas de pequeno porte, mas que se desenvolvem como se fossem árvores em miniatura como o salgueiro-anão herbáceo (‘’Salix herbacea L.’’) e o salgueiro-anão reticulado (‘’ Salix reticulata L.’’)5 6Em 1961 o presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional, sendo reservado ao Ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, o título de Flor Nacional7 .
Índice
[esconder]
1 Importância das Árvores2 Origem3 Classificação4 Morfologia5 Recordes5.1 Altura5.2 Perímetro5.3 Volume5.4 Idade5.5 Brasil6 Ecossistema próprio7 Portugal8 Dia da Árvore9 Mitologia10 A oração da árvore11 Galeria12 Ver também13 Referências14 Bibliografia15 Ligações externasImportância das Árvores[ HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=%C3%81rvore&veaction=edit&vesection=1" \o "Editar secção: Importância das Árvores" editar | editar código-fonte]
As árvores desempenham um importante