ArvorE das causaS
1. CONCEITO
É UM MÉTODO DE ANÁLISE DE EVENTOS INDESEJÁVEIS – ACIDENTES E INCIDENTES.
PARTINDO DE UM EVENTO FINAL, ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE FATOS, CONCRETOS OU ABSTRATOS, PORÉM REAIS, SERÃO ORDENADOS DE UMA FORMA LÓGICA, RESPEITANDO SUA CRONOLOGIA QUE RESULTARÁ NUMA DISPOSIÇÃO GRÁFICA – ÁRVORE, QUE SERÁ BASE PARA A OBTENÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE PREVENÇÃO POSSÍVEIS PARA O EVENTO ANALISADO.
NA APLICAÇÃO DA MESMA ESTAREMOS ELIMINANDO OS FATORES INTUITIVOS E SUBJETIVOS PRESENTES NAS ANÁLISES TRADICIONAIS, ABORDANDO APENAS OS FATOS GERADORES DO ACIDENTE OU INCIDENTE.
SETOR DE SEGUTANÇA INDUSTRIAL
2. ELABORAÇÃO DA ÁRVORE DEE CAUSAS
3. IDENTIFICAÇÃO E ORDENAÇÃO DOS FATOS
A. IDENTIFICAÇÃO
Após a ocorrência do acidente ou incidente, a identificação dos fatos deverá ser implementada, através de levantamento in loco, realizado pelo pessoal do Setor de Segurança em conjunto com o pessoal da área, testemunhas e do acidentado, quando possível.
Utilizar todos os meio de registro disponíveis – máquina fotográfica, vídeos e relatórios, procurando obter-se todas as fontes de dados sobre o evento ocorrido.
Após o levantamento deve ser preparada uma listagem de dados dos fatos levantados, sem a preocupação de ordenação cronológica.
B. ORDENAÇÃO
Com base na lista elaborada, partiremos do acidente / incidente, ordenando-os cronologicamente e de forma organizada – da esquerda para a direita ou de cima para baixo, utilizando para cada fato abordado, as seguintes indagações:
O que causou este fato? ( o que foi preciso para que ele ocorresse )
Isto foi necessário e suficiente?
SETOR DE SEGURANÇA INDUSTRIAL
3. LINHA DE CONDUTA
No funcionamento deste grupo – segurança, membro da cipa, testemunhas, pessoal da área e acidentado – quando este puder, deve-se eliminar tanto quanto possível a hierarquia no grupo, bem como, qualquer busca de responsabilidade ou culpa.