Artrópodes
Dentro do grupo dos artrópodes, os insetos são os que apresentam maior número de espécies. Veja alguns representantes dos insetos: abelha, barata, borboleta, gafanhoto, mosca, grilo e formiga.
DIVISÃO DO CORPO: Cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça possuem um par de antenas, no tórax três pares de pernas, razão pela qual são chamados de hexápodes que significa seis pernas. Os insetos são basicamente terrestres, mas algumas espécies desenvolveram adaptações para a vida aquática e podem ser encontradas em toda a parte do mundo.
Função das antenas: As antenas dos insetos têm função sensorial. Eficientes, são elas que permitem aos insetos a percepção de cheiros, mesmo a distâncias consideráveis. Ao redor da boca dos insetos existem peças bucais, que são diferenciadas de acordo com o hábito alimentar dos animais.
COMO RESPIRAM: O sistema respiratório é do tipo traqueal. As traqueias são estruturas que partem de orifícios chamados espiráculos, localizados na lateral do corpo do inseto. As traqueias entram em contato direto com as células, assim, o oxigênio é conduzido diretamente para as células, sem passar pelo sistema circulatório.
REPRODUÇÃO: Direto do ovo nasce um pequeno animal, cujo corpo tem a forma semelhante a do adulto. Não nasce uma forma diferente (larva), que passaria por modificações (metamorfose), até o corpo ficar semelhante a do adulto: ovo-jovem-adulto.
Indireto com metamorfose incompleta: do ovo eclode uma larva chamada ninfa, que é semelhante ao adulto, porém não tem asas: ovo-ninfa-adulto.
Indireto com metamorfose completa: do ovo eclode uma larva ou lagarta. Que se alimenta e passa a secretar um casulo que envolve. Nessa fase é chamada de pupa. Dentro do casulo a pupa sofre metamorfose e se transforma em adulto, que deixa o casulo: ovo-larva-pupa-adulto.
INSETOS
VANTAGENS DESVANTAGENS
Polinização das plantas; Pragas na agricultura;
Produção de mel; Pragas na pecuária;
Produção da cera; Transmissores de doenças;