Os Exploradores de Cavernas
O Caso dos Exploradores de Cavernas
Trabalho realizado à disciplina de Filosofia elaborado por alunos do 1º semestre do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, a pedido do Professor Sérgio Tomioka.
São Paulo/ 2003
INTEGRANTES
Carlos Eduardo Lopes Ambrosio
Henrique Bellinati Robert
Jaqueline Loeb
SUMÁRIO
INTEGRANTES 2
SUMÁRIO 3
O Caso dos Exploradores de Cavernas 4
CONCLUSÃO: 7
O Caso dos Exploradores de Cavernas
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo primevo efetuar considerações a respeito do veredicto do juiz Tatting, onde os componentes do grupo possuem opiniões distintas a respeito do mesmo. Numa tentativa de facilitar o entendimento da metodologia do trabalho, apresentamos o resumo do mesmo, juntamente com os veredictos, para, na conclusão, agruparmos as opiniões, desde que possível, dos integrantes.
1. Resumo da Obra de Lon L. Fuller
Suprema Corte de Newgarth – Ano 4300; fatos narrados pelo Excelentíssimo Presidente do Tribunal, Sr. Truepenny, C.J.
Em princípios de maio do ano de 4.299, em Commonwealth, cinco membros de uma Sociedade Espeleológica, organização amadora de exploração de cavernas, resolvem fazer uma expedição em uma caverna de rocha calcária e, ao chegarem a uma considerável distância da entrada da caverna, ocorre um desmoronamento, que bloqueia a única saída da mesma completamente. A demora no retorno dos cinco componentes da expedição preocupa os familiares dos mesmos, que notificaram o secretário da Sociedade a qual eles fazem parte. Ao chegarem na sede da Sociedade, verificaram algumas anotações que indicavam a localização da caverna.
Sendo mobilizada uma equipe de socorro que tinha por objetivo a averiguação do que poderia ter ocorrido com os cinco homens, descobre-se que estes estavam presos e incomunicáveis em uma caverna, com escassez de mantimentos e totalmente