Artropodes
Os
Artrópodes
Artrópodes (Arthropoda)
O filo Arthropoda (Artrópodes) é um conjunto muito grande de animais, o maior grupo com espécies descritas. A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. São animais que, como os anelídeos, apresentam metameria (corpo segmentado), embora em aracnídeos e crustáceos haja uma tendência de diminuição desta metameria e, emácaros e caranguejos ela não existe. Compreende o grupo dos insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Apesar dos artrópodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenças, são essenciais para a polinização de muitas plantas e são também utilizados como alimento e para a produção de produtos como a seda, o mel e a cera (Hickman et al., 1997).
Exemplos de animais artrópodes Crustáceos: camarões caranguejos, lagostas, tatu-bola-de-jardim, etc.
Insetos: moscas, mosquitos, borboletas, grilos, gafanhotos, formigas, percevejos, baratas, etc.
Aracnídeos: aranhas, ácaros, carrapatos, escorpiões, opiliões, etc.
Quilópodes: centopeias (lacraias)
Classificação científica Domínio: Eukaryota Reino: Animalia Sub-reino: Metazoa Filo: Arthropoda
Anatomia dos Artrópodes
Eles são animais metamerizados, isto é, têm corpo segmentado, mas sua metameria.“como já dito logo acima”. Não é tão evidente como a dos anelídeos; isso porque sua metameria heteronôma: os metâmeros (segmentos) diferenciam-se durante o seu desenvolvimento, alguns deles fundindo-se para a formação detagmas que, como nos insetos, são tipicamente:
Cabeça
Tórax
Abdômen
Dentre as diferentes classes de artrópodes há casos em que dois ou mais tagmas se unem formando uma única peça como é o caso de certos grupos de crustáceos em que os tagmas cabeça e tórax se unem formando o