Relatorio Quimica Experimental
ENRICO ROCHA BARBOSA FILHO
HENRIQUE ZERLOTINI ESTRELA
MATHEUS GOMES DE LIMA
Prática nº 1
COMPARANDO A PRECISÃO DE DIFERENTES EQUIPAMENTOS
VILA VELHA
17/08/15
ENRICO ROCHA BARBOSA FILHO
HENRIQUE ZERLOTINI ESTRELA
MATHEUS GOMES DE LIMA
COMPARANDO A PRECISÃO DE DIFERENTES EQUIPAMENTOS
Relatório do Curso de Graduação em
Engenharia de Petróleo apresentado à Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da disciplina
Química Experimental sob orientação da professora Maria Alice Moreno Marques
VILA VELHA
Agosto - 2015
1. INTRODUÇÃO
O procedimento de calibração envolve a determinação do peso da água contida no aparelho ou descarregada pelo aparelho. Observa-se a temperatura da água e, a partir da sua densidade na temperatura medida. Calcula-se o seu volume.
Para se realizar qualquer trabalho em um laboratório de química experimental, deve-se ter um conhecimento necessário das principais técnicas de manuseio de vidrarias e equipamentos empregados em qualquer trabalho de análise química. É importante o conhecimento de calibração de buretas, pipetas volumétricas, balões volumétricos e demais vidrarias.
Os equipamentos no laboratório de química devem ser manipulados de forma cuidadosa, porque a maioria é bem frágil e quebradiço. No caso das vidrarias.
A calibração tem como objetivo de checar se os instrumentos estão prontos para o início dos testes, com a finalidade de evitar qualquer tipo de erro ou acidente. Um fator importante é a temperatura que o instrumento volumétrico foi calibrado, normalmente (senão todos) écalibrada a temperatura de 20°C, caso estejam em um ambiente com temperatura maior, a precisão do instrumento não será confiável, o vidro dilata com o aumento da temperatura.
Antes do início dos testes, os materiais precisam estar isentos de rachaduras ou agua. A vidraria volumétrica deve ser calibrada com a finalidade de se obter maior exatidão nos volumes, que no caso seria a obtenção de valores