Artrophoda
- Quais são as características gerais dos artrópodes? -Exoesqueleto contendo quitina - Apêndices articulados -São protostomados, metaméricos, com clivagem espiral e determinada, celoma esquizocélico. -Sexos separados - Sistema digestivo completo.
- Como é estruturado o exoesqueleto dos artrópodes?
O exoesqueleto é formado por placas articuladas, em cada segmento, a cutícula é formada por 4 placas de quitina articuladas: uma dorsal (tergo ou tergito), uma ventral (esterno ou esternito) e duas laterais (pleuras ou pleuritos)
- O que significa o termo ecdise? Qual a importância na vida de um artrópode?
A ecdise significa a troca periódica do esqueleto dos artrhopode. Sendo assim essa troca possibilita o crescimento do animal, pois seu exoesqueleto feito de quitina impossibilita o processo.
- Como ocorre a circulação sanguínea nesse grupo?
O sistema circulatório é aberto, com um coração tubular dorsal, O coração apresenta pares de aberturas, os óstios ou ostíolos, e está envolvido pelo pericárdio; em geral existe uma aorta anterior partindo do coração para a frente do animal; pode existir, também, uma aorta posterior, que parte do coração para trás.
- Como é estruturado o sistema nervoso dos artrópodes? gânglios cerebróides (ou cérebro) anterior dorsal, seguido de um par de nervos ventrais, com um par de gânglios por segmento (o primeiro deles é o gânglio subfaríngeo). No cérebro, formado pela fusão dos gânglios cerebróides, distinguem-se três regiões (protocérebro, deuterocérebro e tritocérebro). O aumento do cérebro está relacionado grande desenvolvimento dos órgãos sensoriais.
- Quais são os subfilos de artrópodes e quais suas características distintivas?
Subflo Trilobita – Somente formas extintas do Cambriano ao Carbnífero, corpo dividido por duas depressões longitudinais em três lobos; cabeça, tórax abdômen distintos e apêndices birremes.
Subfilo Chelicerata –