Zoologia de invertebrados
1) Características gerais e sua classificação (Filo, Subfilo e Classe)
Os miriápodes apresentam corpo com dois tagmas: cabeça e tronco. A maioria com ocelos simples, um par de antenas, mandíbulas com enditos articulados. As primeiras maxilas são livres ou fundidas; as segundas maxilas parcialmente fundidas ou ausentes. Há numerosos segmentos pós-cefálicos formando um tronco indiferenciado, todos com apêndices unirremes; exoesqueleto bem desenvolvido sem camada cerosa. A maioria com glândulas repugnatórias laterais nos segmentos do tronco. Os túbulos de Malpighi derivados da ectoderme auxiliam na excreção. Sua copulação é indireta, o desenvolvimento é direto e o trato digestório é simples, sem cecos digestórios.
Estão agrupados no filo dos Artrophoda, no subfilo dos Myriapoda e apresentam quatro classes - Chilopoda, Diplopoda, Pauropoda e Symphyla
2) Quantos tagmas apresentam e quais são os apêndices cefálicos?
Os Miriápodes apresentam apenas dois tagmas: cabeça e tronco alongado, homônomo e multissegmentado.
Possuem quatro pares de apêndices cefálicos: antenas, mandíbulas, primeiras maxilas e segundas maxilas.
3) Qual a característica sinapomórfica do grupo?
4) Quais os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas e a excreção. Qual a posição corporal que estão localizados tais órgãos? Eles possuem espiráculo?
A troca gasosa nos miriápodes é realizada através de um sistema de traqueias, enquanto a excreção é efetuada pelos túbulos de Malpighi (nefrídios saculiformes - ou glândulas coxais – também estão presentes). Esses órgãos estão localizados no tagma do tronco do animal (os nefrídios saculiformes são encontrados nos segmentos da cabeça).
Eles apresentam espiráculos que nunca se fecham, formando assim, uma avenida eterna para a inevitável perda d’água.
5) Seu cérebro é tripartido? Justifique.
Sim. Ele possui um cérebro tripartido porque está dividido em protocérebro,