Queloide (cicatriz hipertrófica)
Queloide (cicatriz hipertrófica) são o crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento já curado. Algumas pessoas são propensas à formação de quelóides e podem desenvolvê-los em vários lugares do corpo, e são mais comuns em pessoas negras e mestiços. O diagnóstico é feito com base na aparência da pele ou da cicatriz.
Os queloides geralmente não precisam de tratamento, não representam risco à saúde, mas podem afetar a aparência.
O que e queloide?
E uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente. Quando as células continuam se reproduzindo, mesmo após o preenchimento deste espaço, o resultado é uma cicatriz hipertrófica ou um queloide.
Os queloides às vezes acontecem em lugares onde a pele não foi ferida.diferem das cicatrizes normais por sua textura mais espessa e por ultrapassar os limites da cicatriz. Algumas pessoas são propensas à formação de quelóides e podem desenvolvê-los em vários lugares.os queloides são mais comuns em pessoas negras e mestiços.
Há algumas regiões do corpo que são consideradas de alto risco para o desenvolvimento de quelóides, como a região central do tórax, dorso, lobos das orelhas, região inferior das pernas e pescoço. Contudo, podem surgir em qualquer local, em cicatrizes cirúgicas ou qualquer área que tenha sido furada com fins esteticos. Quando um quelóide está associado a uma incisão (corte) ou uma lesão da pele, o tecido cicatricial do quelóide continua a crescer durante um tempo depois que a ferida original já se fechou, ficando progressivamente maior e mais visível.
Eles geralmente acometem o adolescente e o adulto jovem, afetando ambos os sexos igualmente.
É comum em jovens com orelhas perfuradas. A pessoa fura a orelha, coloca o brinco e o tecido se prolifera, às vezes