zoologia dos invertebrados
Paleontologia e filogenia dos Poríferos.
Os três principais táxon de esponjas existentes são Hexactinellida, demospongiae e calcaria se enraizam nos periodos Cambrianos e Ordoviciano.
Archacocyatha (cambriano) e Stromatoporata (Ordoviciano ao Cretáceo) consistem em um esqueleto calcário poroso de parede dupla com forma de cone oco, os estromatoporados se assemelham a demospôngias calcária atuais, possuem um esqueleto calcário basal maciço com tubos internos mas não possuem espícolas silicosas. os outros táxon Sphinetozoa (Ordoviciano ou Triássico) possui um esquleto externo em relção ao tecido mole e a semelhança de seus tecidos moles com as da demospônjas.
Arqueocitários, esfinectozoários, estromatoporados e demospôngias, construtores de recifes nos mares do cambríano e Mesozóico, a evolução das esponjas seria uma redução do esqueleto maciço das construtoras de recife a favor de um esqueleto esspicular. As esponjas possuem uma classificação controversa mesmo nas mais evoluídas discussões sistemáticas concentram nas relações filogenéticas dos tês táxon existentes Achaeocyatha,Stromatoporata e Sphinctozoa.
Herarquia filogenética das Prorífera é a seguinte:
Porífera.
Symplasma.
Cellularia
Demospongial.
Calcária.
Placozoa.
É um metazoário superficial assemelhado a uma ameba chamado, Trichoplax adhaerens, isto inclui os animais menos complexo.Foram descobertos em um aquário em 1883, no instituto Zoológico de Graz, na Áustria e emquanto se movimentam são capazes de alterar a forma de seu corpo.
Eles não possuem cavidade corporea e digestiva, órgãos , sistema nervosonem tecidos diferenciados.O corpo é Branco -Acinzentado e possui uma forma de disco de contorno de 3 mm de diâmetro e 25mm de espessura suas celulas superiores são planas e monocileadas, cada uma possui uma gota esferica de lipídeos, sua