zoologia dos invertebrados
Aulas Laboratoriais
Objectivos
Depois de completar as aulas laboratoriais de Zoologia de Invertebrados os estudantes devem ser capazes de:
1. Comparar a anatomia dos animais representantes, descrevendo semelhanças e diferenças nos órgãos e na forma do corpo que permitem ao animal exercer determinadas funções;
2. Discutir como as semelhanças e diferenças descritas podem indicar ou não relações filogenéticas;
3. Discutir a relação entre a forma do corpo e a forma de vida ou nicho ocupado pelo organismo;
4. Listar 5 características principais para agrupar os animais em grupos, dos menos complexos aos mais complexos.
Introdução
Os animais são classificados no Dominio EUKARYA, Reino ANIMALIA. São organismos multicelulares e heterotróficos, ou seja, eles obtêm o alimento pela ingestão de outros organismos ou pelos seus produtos. Um estudo cuidadoso da anatomia e embriologia comparadas revela muitas similaridades na estrutura e desenvolvimento, implincando uma ancestral relação evolutiva entre todos os animais.
Os animais surgiram há cerca de 565 milhões de anos, com a maioria das formas aparecendo no fim do período do Câmbrio. Os cientistas reconhecem mais de 35 grandes grupos de animais actuais, baseados nas diferenças da arquitectura do corpo.
Nestas aulas laboratoriais, o estudante irá investigar a forma do corpo e as funções em representantes dos 8 maiores grupos de animais. Essa investigação será usada para fazer e responder a questões sobre a forma de vida de cada animal e à filogenia ou relações evolutivas entre os animais.
Desdes os primórdios do estudo científico dos animais os cientistas tentaram separar e agrupar organismos próximos. Os taxonomistas dividiram o Reino Animalia em 2 sub-reinos: PARAZOA, que inclui as esponjas, e EUMATAZOA, que inclui todos os outros animais. Esta divisão foi feita em virtude da forma do corpo das esponjas, que