Zoologia de invertebrados
Porifera e Cnidaria (Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa) 1 ) Por que as esponjas são consideradas animas filtradores? Como alimento e oxigênio passam pelo seu interior?
Resposta: A superfície do corpo de uma esponja apresenta série de Poros pelos quais a água penetra, trazendo Nutrientes e Oxigênio. No interior do corpo do animal existe uma cavidade, o Átrio, e na parte superior, uma abertura maior, o Ósculo, pela qual a água sai. As esponjas são animais filtradores, por meio de células especiais, os Coanócitos que capturam partículas de alimentos para serem digeridos no citoplasma das células (digestão intracelular).
2 ) Como as esponjas se reproduzem sexuada e assexuadamente?
Reprodução Assexuada por:
-Brotamento: Ocorre formação de Brotos laterais que podem permanecer unidos formando colônias de esponjas.
-Fragmentação: Pequenos pedaços do corpo de uma esponja pode se regenerar em uma esponja inteira.
Reprodução Sexuada:
-Os espermatozóides de uma esponja saem com a água que percorre o corpo do animal e, penetrando em outra esponja, fecunda seus óvulos. São formadas pequenas larvas ciliadas. Elas nadam livremente no mar até se Fixar em rochas ou corais e se desenvolverem, originando novas esponjas.
3 ) Quais são as modificações evolutivas dos Cnidaria em relação aos Porifera? Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células. Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
4 ) Como ocorre o