pista de newton
Niterói, novembro de 2013
Pista de Newton
Pesquisa acadêmica para recuperação de nota da primeira avaliação.
Niterói, novembro de 2013
RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo reunir e apresentar informações acerca da Pista de Newton, visando a sua constituição e aplicação no meio acadêmico.
SUMMARY
This survey aims to gather and present information about the track of Newton, aiming at its formation and application in academia.
SUMARIO
INTRODUÇÃO
6
1 PLANO INCLINADO
7
1.1 COMO FUNCIONA
7
1.2 QUANDO E POR QUEM FOI DESCOBERTO
7
1.3 SÃO PLANOS INCLINADOS
7
1.3.1 RAMPA
7
1.3.2 PARAFUSO
8
2 PISTA DE NEWTON
8
2.1 FORÇAS ATUANTES
8
2.2 QUAL A SUA FINALIDADE
9
2.3 QUAL A SUA CONSTITUIÇÃO
9
2.4 EXEMPLOS DE ESPERIENCIAS QUE PODEM SER REALIZADAS
9
2.4.1 ACELERAÇÃO DE QUEDA
9
2.4.2 VARIAÇÃO DO PESO DO CORPO
9
CONCLUSÃO
10
REFERENCIAS
11
ANEXO A – IMAGENS
12
INTRODUÇÃO
Pista de Newton é um exemplo clássico de máquina simples, ao se utilizar de princípios físicos pertencentes ao plano inclinado, que nada mais é do que uma superfície plana cujos os pontos de início e fim estão em alturas diferentes. Mas o que diferencia a pista de newton do plano inclinado?
6
DESENVOLVIMENTO
1 PLANO INCLINADO
Uma famosa e amplamente adotada maquina simples, possui como objetivo principal o de facilitar o transporte de carga entre superfícies de diferentes alturas.
1.1 COMO FUNCIONA
Assim como o título que carrega o seu funcionamento é de simples entendimento. Quando movemos um corpo por um plano inclinado a força utilizada para tal é menor do que a força necessária para mover o mesmo corpo de modo perpendicular. Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a energia mecânica necessária para mover o corpo no plano inclinado ou no plano vertical são iguais, apenas a força foi reduzida de acordo com o acréscimo da