Quelicerados
O Filo dos artrópodes ( Filo Artrophoda ) é o maior dos filos, pois abrange o maior número de animais. Dentro desse filo, há um subfilo dos quelicerados (Subfilo Chelicerata) que inclui os aracnídeos, assunto principal desse trabalho.
Os aracnídeos possuem, geralmente, o corpo segmentado em cefalotórax e abdome. Possuem, tipicamente, seis pares de extremidades articuladas, sendo essas as queliceras, os pedipalpos e quatro pares de pernas, esses localizados no cefalotórax. Não possuem mandíbulas nem antenas.
Com poucas exceções são terrestres, mas acredita-se que evoluíram de formas aquáticas semelhantes aos euripterídeos (escorpiões aquáticos do passado), além de solitários, prepadores de vida livre ou parasitos. São celomados, com simetria bilateral, triblásticos ( formados a partir de três folhetos embrionários), protostômios e desenvolviemento direto.
2. Fisiologia
2.1 Respiração
A respiração dos aracnídeos ocorre através dos pulmões foliáceos ou filotraquéias, que estão em contato com o ambiente por uma abertura na região abdominal.
2.2 Circulação
A circulação desses animais é aberta, estando o coração localizado na parte anteiror do abdome, sendo este segmentado, o que não ocorre nos ácaros, pois nestes o mesmo é ausente.
2.3 Excreção
A excreção dos aracnídeos é feita através dos túbulos de Malpigi pares, glândulas coxais, ou também podem possuir ambos.
2.4 Nutrição
Em relação a nutrição, são geralmente carnívoros, assim sendo todos predadores. A digestão desses animais ocorre em parte fora do corpo, ocorrendo por meio das enzimas que realizarão uma pré-digestao. Possuem peças bucais e trato digestivo adaptados principalmente para sugar, alguns com glândulas venenosas.
2.5 Reprodução
São dióicos e apresentam simorfismo sexual. O macho, quando maduro, tece uma pequena teia na qual uma gotícula de liquido contendo espermatozoides é depositada e então levada para as cavidades de seus pedipalpos. Nas fêmeas, pode