ARTRITE REUMATOIDE
O QUE É
Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta várias articulações. Sua causa é desconhecida, porém, sabe-se que acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens, iniciando-se, geralmente, entre 30 e 40 anos e a sua incidência aumenta com a idade, mas até crianças e adolescentes podem desenvolver tal problema, o que tem se tornado cada vez mais comum.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Dor, edema, calor, vermelhidão em articulações como mãos e punhos são os principais sintomas , caroços firmes de tecido sob a pele (nódulos reumatoides), fadiga febre e perda de peso.
FATORES DE RISCO
O aparecimento da artrite reumatoide decorre de vários fatores, incluindo a exposição a fatores ambientais e possivelmente infecções.
A causa mais importante é a tendência genética.
Acredita-se que alguns genes possam interagir com os outros fatores causais da doença, mas não é nada absoluto, existe apenas uma chance maior de se ter a doença comparando-se com alguém que não tem nenhum caso na família.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Radiografias das mãos e dos pés são fundamentais para o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes. No início da doença, podem ser normais ou mostrar apenas o inchaço dos tecidos moles. Mas, na medida em que a artrite reumatoide progride, podem revelar erosões ósseas típicas nas articulações.
A RNM também tem contribuído de forma significativa para o diagnóstico precoce da doença, pois evidencia alterações tanto de tecidos moles quanto de cartilagem e ossos de forma mais precoce que a radiografia simples. Não há cura para a artrite reumatoide. Os medicamentos podem reduzir a inflamação nas articulações, a fim de aliviar a dor e retardar o dano articular. Terapia ocupacional e fisioterapia pode ensiná-lo a proteger suas articulações, que podem precisar de cirurgia se forem muito danificadas.