Trabalho na Sociedade Moderna
Dagno Salvador
30/9/2011
«RESUMO»
A metodologia utilizada é a análise teórica e histórica que perfaz um itinerário de autores selecionados da economia e da sociologia do trabalho, relacionando comparativamente aportes do marxismo e do individualismo metodológico.
Aqui,
apontaremos aspectos críticos e limitações em função da realidade contemporânea e buscaremos, nos autores atuais, enfoques que possibilitem aprofundar nossa visão e oferecer respostas às questões apresentadas.
Trabalho, significados e identidades sociais associadas ao trabalho, funções e papeis do trabalho na sociedade atual são os temas que desenvolveremos aqui na tentativa de compreender como as alterações, consequência do processo de globalização em nível planetário, tem afetado o mais importante vínculo social da vida moderna. Para isto, o presente artigo tratará das visões dos autores que contribuíram na análise deste tema fundamental.
Dagno Salvador
01
TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA
30/09/2011
VISÃO DO TRABALHO PARA O MUNDO DE HOJE
A modernização das sociedades consiste justamente nesse processo, no qual participam mudanças que abrangem a produção, o governo, as instituições, os comportamentos e os valores. Encerra alterações sociais tais como a urbanização crescente, a instauração da burocracia, o desenvolvimento tecnológico. Todos estes elementos reunidos em um movimento generalizado de racionalização do comportamento e da forma de pensar dos indivíduos que compõem a sociedade.
A evolução histórica das economias desenvolvidas mostra que, aproximadamente, a partir dos anos 70, houve uma tendência de generalização dos tipos de emprego e dos salários através da qual se estabeleceram limites na duração da jornada de trabalho e nas condições de trabalho, esta tendência teve, de um lado, um efeito homogeneizador, e de outro, transformou muitas das atividades que não tinham remuneração em remuneradas. Entretanto, este padrão generalizante foi questionado
nos