Artrite ou osteoartrite
Artrite
Tal como o nome indica artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações provocada por bactérias.
São diversas bactérias que estão na origem do processo inflamatório da articulação, que pode ou não acompanhar-se de derrame articular. Assim a afecção pode surgir a partir de uma ferida que permita a entrada de bactérias na articulação ou por infecções vizinhas (como osteomielite) ou ainda no decurso de uma septicemia.
As artrites bacterianas não devem confundir-se com a febre reumática. No início do curso da doença, a cartilagem degenerativa contém um excesso de água e uma concentração reduzida de proteoglicanos em comparação com a cartilagem saudável. Além disto aparece a haver um infracção da rede de colageno, presumivelmente causado por uma diminuição da síntese local de colageno II e pela degradação elevada do colágeno preexistente.
OSTEOARTRITE
A osteoartrite, também chamada de doença artigenerativa, é o tipo mais comuns de doenças articular, sendo uma das condições mais incapacitante em noções desenvolvidas. Ela se caracteriza pela erosão progressiva da cartilagem articular.
O termo osteoartrite implica uma doença inflamatória. Em tratamento apesar as células inflamatórias poderem estar presentes, a osteoartrite é considerada uma doença intrínseca da cartilagem articular na qual alterações bioquímicas e metabólicas resultam em seu colapso.
Na maioria dos casos, a osteoartrite aparece de forma insidiosa, sem uma causa aparente, como fenómeno de envelhecimento (osteoartrite idiopática ou afecta algumas poucas articulações oligoarticular), mas pode ser generalizada. Em cerca de 5% dos casos, a osteoartrite pode aparecer em indivíduos mais jovens com alguma condição predisponente, como lesões macrotraumáticas ou repetidas lesões microtraumáticas previas, deformidade desenvolvimentar congénita de uma articulação ou uma doença sistémica como diabetes, ocronose, hemocromatose ou obesidade acentuada.
Nestas