15 a
16a) Sim, pois a banana partenocárpica não possui sementes e aquela originada por fecundação cruzada possui sementes. b) Teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente, a bananeira selvagem. Isto porque o processo que produz as sementes, a meiose, permite a segregação independente dos cromossomos e a recombinação do material genético. Ambos os fenômenos aumentam a variabilidade permitindo maior número de opções genéticas e, assim, aumentam a chance de sucesso na colonização desse novo ambiente.
17 a Bryophyta, Gymnospermae, Angyospermae e Pteridophyta respectivamente.
B A, D, B, C respectivamente.
C A umidade precisa ser maior na planta A do que na B, visto que a planta A, por ser uma briófita, possui anterozóides (gameta masculino), que são flagelados e dependem do meio liquido para se mover até a oosfera (gameta feminino).
18 a) As adaptações para a conquista do ambiente terrestre são: presença de vasos condutores de seiva; desenvolvimento de mecanismos de polinização –independência de água para a reproduçãodesenvolvimento de sementes, que auxiliam a disseminação do grupo. b) b) O grupo mais diversificado das fanerógamas é o grupo das angiospermas. Esses vegetais apresentam flores, maior diversidade de processos de polinização, que pode ser mediada pelo vento ou por animais polinizadores: aves (ornitofilia), insetos (entomofilia), morcegos (quiropterofia); presença de fruto –que garante uma eficiente dispersão do grupo- realizada por animais (zoocoria – ex.: carrapicho), água (hidrocoria –ex.: coco), vento (anemocoria –ex.: dentede-leão)
19- E angiospermas como as árvores frutíferas.