Artista E Pu Blico Vitor Cesar
Vitor Cesar
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Plásticas, Linha de Pesquisa
Poéticas Visuais, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do
Título de Mestre em Artes, sob a orientação da Prof. Dra. Ana Maria Tavares.
São Paulo
2009
2
Banca examinadora
São Paulo,
4
Agradecimentos
Agradeço à Lívia, meu amor, pela paciência, pelo carinho e por me fazer tão feliz. Aos meus pais, Vitor e Jeanne, e minhas irmãs Beda e Tata, pelo amor e o apoio, sem os quais este e outros trabalhos nunca teriam existido.
Renan e Cacá, que são minha família em São Paulo.
Aos amigos Jorge Menna Barreto e Galciani Neves, interlocutores e colaboradores diretos desta dissertação, pela disponibilidade e generosidade.
Diego Matos, Enrico Rocha, Graziela Kunsch, Rodrigo Costa Lima e Eduardo
Frota, pelas conversas e parcerias tão importantes para meu caminho percorrido enquanto artista. À Renata Gomes, pela tradução.
Alexandre Barbalho e Martin Grossmann, pelas leituras, contribuições e provocações que moveram este trabalho.
E um agradecimento, especial à Ana Tavares, orientadora que compartilhou ensinamentos, que ultrapassaram os limites do mestrado, transformando minha caminhada na arte e na vida.
Para Lívia
6
Resumo
Esta pesquisa procura abordar as propriedades críticas da arte na constituição de esferas públicas, compreendendo os diferentes aspectos nos quais o conceito de público tem sido abordado no contexto artístico. Para tanto, concentra-se em propostas artísticas que lidam com espaços não institucionais da arte e procuram constituir seu público por meio de uma dinâmica da vida cotidiana, levando em consideração como as formulações artísticas e as críticas sobre o que se conceitua como Arte Pública contribuem para as intensas transformações neste campo.
Como metodologia para examinar tais questões, realizei uma reflexão sobre a minha