Artista ou artesão
ARTES
PATRICIA RIBEIRO DA SILVA
ARTE OU ARTESANATO?
OURINHOS – SP
2014
PATRICIA RIBEIRO DA SILVA
ARTE OU ARTESANATO?
OURINHOS - SP
2014
DELIMITAÇÀO DO TEMA
A palavra artesanato é estigmatizada e inferiorizada em relação á arte. Porque isto acontece? Porque o artesanato não é classificado como arte?
Será explanado através deste trabalho, as questões temporais, conceitos, opiniões de artistas e artesãos e comparativos relacionados ao tema.
OBJETIVO GERAL O objetivo é constatar que o artesanato não deixa de ser uma forma de arte e onde e porquê o mesmo passou a ser visto como “arte menor” e de menor credibilidade. Analisar entre os estudantes o preconceito com relação a arte do artesanato.
OBJETIVO ESPECÍFICO 1 – Apresentar de forma breve o conteúdo histórico sobre arte e artesanato – Conceituar arte e artesanato e suas comparações. 3 – Sobre a funçãol do artista e do artesão e onde eles se fundem ou se separam. 4 – Posicionamentos de profissionais conceituados na área e suas justificativas sobre o tema
JUSTIFICATIVA
Vale a pena pesquisar sobre as diferenças e semelhanças sobre Arte e Artesanato, pois as duas palavras não são muito bem definidas e consequentemente mal interpretadas pela grande maioria, uma vez que se rotula artesanato como “não arte”. Pretende-se aguçar o desenvolvimento de sentido crítico sobre a problemática, contribuindo na formação acadêmica do entender e fazer pensar sobre arte-artesanato.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Segundo Jorge Coli (ano) para definir o que é ou não arte, a cultura possui instrumentos específicos que conferem ao objeto o estatuto de arte, um deles é o discurso sobre o objeto artístico, uma análise crítica de um especialista em arte que tem competência e autoridade para julgá-la arte ou não e a partir de seus conhecimentos pode