potifolio
Para se posicionar apenas no novo mundo, a Microsoft tem como maior problema a resistência dos clientes corporativos em relação a mudanças radicais. As novas tecnologias vão sempre provocar mudanças no ambiente social da organização e já é difícil imaginar alguma inovação tecnológica que possa ser introduzida na empresa sem provocar nenhum efeito.
Primeiro passo a se tomar é entender os motivos que levam os clientes a serem resistentes. Estes fatores podem ser culturais, fatores econômicos, fatores sociais e para identificar estes fatores é necessários usar mecanismos que possibilitam a coleta de dados, ou seja, executar pesquisas de mercados.
A pesquisa de mercado deve ser elaborada de forma que retire o máximo de informação dos clientes corporativos para a criação do plano de ação. Fatores econômicos, treinamento de mão de obra, tempo de transição são importantíssimos para que a Microsoft possa adequar o produto e serviço aos seus clientes corporativos uma vez que se deve dar importância maior ao cliente e não ao produto.
O plano de ação é o desenvolvimento de técnicas que motivem os clientes a entrarem em uma nova era de evolução tecnológica, deixando claro para os mesmos os inúmeros benefícios que a organização ira conseguir aderindo à nova tecnologia.
A base da Conquista da Microsoft com os clientes só será conseguida com pesquisas de mercado seja ela de forma descritiva, casual, ou exploratória, assim aplicada de acordo com o perfil de cada cliente corporativo, situação ou o “problema da questão” que se deseja explorar.
2- Acredito que um dos fatores que tem deixado a Microsoft para traz em relação aos concorrentes é o fato de darem mais importância ao produto e querer sempre estar a frete do mercado. Uma empresa que estar preocupada demais com seu negocio atual é difícil que ela venha a se concentrar e inovar em outros mercados. Ela sempre inova em sistemas operacionais em fim ela domina sim este mercado.