Artigos
QUALIDADE DA ÁGUA EM UM AFLUENTE DO ARROIO CADENA EM SANTA MARIA – RS(2004)
Felipe Bertoldo, Afranio Almir Righes e Sérgio Roberto Mortari
O rápido crescimento populacional, associado a expansão agrícola, industrial e urbana, tem como consequência a maior demanda e degradação dos recursos hídricos. Plantas aquáticas tem sido estudadas para a redução da contaminação dos corpos d’água, dentre elas, a pistia stratiotes. No trabalho, os objetivos são avaliar a qualidade física e química da água do córrego tributário ao Arroio Cadena, em diferentes épocas do ano e analisar o comportamento da macrofita Pistia Stratiotes na alteração da qualidade de água servida com diferentes dosagens de carga orgânica. Na primeira etapa do trabalho, foi avaliada a qualidade da água do riacho e realizadas determinações de pH, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio e condutividade elétrica. A segunda etapa da pesquisa foi composta por cinco tratamentos com três repetições, com delineamento completamente casualizado. Os resultados permitem concluir que, do inverno para o verão, a demanda biológica de oxigênio aumenta em 30,5%, bem como os valores de pH e oxigênio dissolvido. O uso da macrofita Pistia Stratiotes é uma alternativa ecológica e de baixo custo que rediz as concentrações de fósforo, enxofre e nitrogênio, em águas poluídas com esgoto bruto de zonas urbanas.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA URBANIZAÇÃO SOB OS RECURSOS HÍDRICOS: O CASO DO ARROIO CADENA, SANTA MARIA, RS (2012)
Greice Kelly Perske da Silva(greicegeo@yahoo.com.br) Tiago Rossi de Moraes(tiagors.geoba@gmail.com)
Adriano Severo Figueiró(adri.geo.ufsm@gmail.com)
O modo de vida urbano tem trazido inúmeros impactos negativos, pois todos os dias se veem pelos meios de comunicação, tragédias que conferem visibilidade à crise ambiental, especialmente ligada aos recursos hídricos. Diante disso, este diagnóstico preliminar buscou discutir a