artigos
Aécio Neves da Cunha é um economista e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi o décimo sétimo governador de Minas Gerais entre 1º de janeiro de 2003 a 31 de março de 2010, sendo atualmente senador pelo mesmo estado.
Nascido em Belo Horizonte, Aécio é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É neto do ex-presidente Tancredo Neves, com quem adquiriu suas primeiras experiências políticas. Em 1987, teve início o seu primeiro mandato como deputado federal pelo estado de Minas Gerais. Exerceu esse cargo entre 1987-2002, totalizando quatro mandatos. Presidiu a Câmara dos Deputados no biênio de 2001-2002, renunciando ao cargo em dezembro de 2002.
Aécio foi eleito governador de Minas Gerais em 2002. Como governador, teve bons índices de aprovação e foi reeleito em 2006 , tendo desta vez a maior votação já registrada no estado. Renunciou ao cargo de governador em março de 2010, afim de concorrer ao senado federal, sendo substituído pelo seu vice, Antônio Anastasia. Nas eleições de 2010, foi eleito senador com a maior votação do Estado. Assumiu o cargo em 1º de fevereiro de 2011 e, em 2013, foi escolhido presidente nacional do PSDB. Atualmente, Aécio é pré-candidato de seu partido à presidência do Brasil na eleição de 2014
PROPOSTAS DO CANDIDATO
No primeiro ano como senador, Aécio apresentou o projeto de lei do Senado Nº 717, que prevê a desoneração tributária para empresas de saneamento, promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff e ainda não cumprida. As empresas de saneamento gastam mais com impostos do que com investimentos.
Em parceria com o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Aécio participou do lançamento da Frente Parlamentar pela Adoção, em junho de 2011. A iniciativa é de caráter suprapartidário e tem com objetivo de mobilizar a sociedade e poderes públicos em torno de políticas e ações de incentivo à