Teoria da administração
R: Organizações privadas: visam o lucro, são responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais para a humanidade, como alimentos, roupas e moradias.
Terceiro setor: desde a década de 1980, principalmente, vêm ocupando o espaço deixado pelo Estado, na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer.
Organizações públicas: atuam nos níveis – Federal, Estadual e Municipal, e entre elas temos as que se configuram em Administração Direta* e Administração Indireta
2) Contraste os conceitos de eficiência e eficácia. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?
R: Eficiência consiste em fazer bem as coisas, quanto que eficácia é fazer as coisas certas, não somente uma preocupação com os meios, mais com os fins. O mais importante, é a soma de eficiência + eficácia, que resulta em efetividade.
3) Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam? R: Planejar, organizar, dirigir e controlar. Que se inter-relacionam com o intuito de alcançar objetivos.
4) Quais papéis o administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador?
Dica importante para esta questão: O conteúdo relacionado aos papéis do administrador, apesar de totalmente ligado às unidades I e II, só foi apresentado na nossa apostila na última unidade. Então, pesquise no final da sua apostila.
R: Funções gerenciais: tomar decisões, planejar e controlar. Comunicação: trocar e processar informações, processar documentação.
Administração de recursos humanos: motivar, resolver conflitos, colocar pessoal, treinar.
Relacionamentos (networking): manter relações sociais, fazer política, interagir com pessoas de fora da Organização
5) Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o