artigos
O tempo gasto por um fotógrafo para a realização de um trabalho vai muito além das horas que se passa fotografando ou editando as fotografias. Para termos uma estimativa do tempo que apenas um trabalho representa, utilizei como simulação um casamento dentro dos moldes do que é feito no Brasil. Ou seja, desde a preparação da noiva, cerimônia, recepção e um período da festa.
Antes de elencar o tempo gasto para fotografar um casamento, coloco abaixo os itens que estão relacionados ao dia-a-dia do fotógrafo, ou seja, a rotina básica que um fotógrafo de casamento irá vivenciar:
Rotina diária (número de horas por dia):
Gerenciamento de mídia social (Facebook, Twitter, etc): 1/2 horas;
Gerenciamento de blog/site: 1 hora;
E-mails/orçamentos: 1 hora;
Atendimento aos clientes (contato pessoal, telefone, chat): 1/2 horas;
Estudo/aprimoramento: 1 hora
Pelo cálculo oferecido, um fotógrafo gasta uma média de cinco a sete horas por dia somente atendendo clientes e fazendo o seu gerenciamento de marketing através de redes sociais e blog. O tempo estimado com redes sociais e e-mails está ligado somente com o contato feito com clientes, fornecedores, parceiros e público, sem contar o tempo gasto com contatos pessoais, que invariavelmente acabam tirando o foco e fazendo com que a produtividade caia.
Obviamente que o tempo gasto depende diretamente do volume de trabalho do fotógrafo, podendo o tempo com gerenciamento de blog e atendimento a clientes cair para duas ou três horas por semana, por exemplo.
De qualquer forma, seja qual for o volume de trabalho do fotógrafo, é preciso concentrar-se em saber calcular o tempo que os itens relacionados acima representam no montante do trabalho, pois terão influência direta na formação do preço, conforme