Artigos Gerenciamento de Projetos
O escopo do projeto é a definição exata do trabalho que o projeto deve realizar. Deve-se garantir que todos os trabalhos necessários, e somente estes, para o cumprimento do objetivo do projeto. O escopo estabelece as entregas do projeto e é a base para o planejamento. Portanto, deve ser defindo de forma precisa, em nível de tarefas e organizado em uma Estrutura Analítica de Projeto – EAP. O escopo deve ser documentado na Declaração de Escopo – DE, que descreve, além da EAP, alguns outros fatores que influenciam o projeto. É comum também esse documento declarar o Não-Escopo, com intuito de deixar suficientemente claro o que não faz parte do trabalho proposto, de forma a eliminar ao máximo os subentendidos, facilitando, inclusive, o gerenciamento de expectativas dos stakeholders. Definir o escopo representa boa parte do projeto. A tirinha abaixo remarca a importância do escopo como a espinha dorsal de um projeto.
O escopo do projeto é visto por duas perspectivas, isto é, a visão do projeto em si e a do produto do projeto.
O escopo do produto define todas as características e funcionalidades do produto do projeto, bem como as de algumas entregas relacionadas a esse produto final (i.g. para se construir um avião, o projeto precisará construir antes um novo hangar para estacioná-lo. Neste caso, o hangar, mesmo não sendo o produto principal do projeto, faz parte do escopo do produto).
O escopo do projeto se refere ao trabalho/esforço necessário para se realizar o produto do projeto, isto é, trata de como este trabalho será realizado e também gerenciado.
Ambos precisam ser bem definidos para que o projeto tenha sucesso. Para exemplificar essa situação, imagine um projeto para a construção de um reator: o tamanho, conversão esperada, tipo de isolamento, etc, fazem parte do escopo do produto. Agora, um dos esforços do projeto, por exemplo, é