ARTIGO ELABORA O E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A Gestão de Projetos com as características atuais teve início em meados da década de 1940, principalmente nos mais importantes programas de defesa norte- -americano e em grandes obras de engenharia. Nessa evolução, verificou-se que as equipes dos projetos devem ser multidisciplinares e ter várias especializações, pois as aplicações da gestão de projetos ampliaram-se para os mais diversos campos, principalmente porque a técnica desenvolvida permite um alto grau de potencialidade em obter soluções de problemas complexos nos mais diversos segmentos empresariais. Os projetos podem ser definidos como um esforço temporário empreendido por uma equipe, os quais, através de uma metodologia específica e organizada, criam e/ou melhoram produtos, serviços, processos, sempre em busca de um resultado exclusivo e positivo. Normalmente, os projetos são criados em decorrência de uma necessidade da empresa em minimizar suas deficiências ou em aproveitar suas potencialidades. Também são utilizados para minimizar as ameaças ou aproveitar uma oportunidade de mercado. A seguir, abordaremos os conceitos básicos de um projeto, desde a sua ideia até a sua implantação; veremos, também, como tudo isso se relaciona às empresas e suas estratégias corporativas.
1.1 - Características gerais:
As características gerais de um projeto são:
Temporário; único singular deve ser progressivamente elaborado; deve ter propósitos definidos; ações não rotineiras, não repetitivas; interdependente; equipe multidisciplinar e temporária; media conflitos; cria um produto ou serviço singular; agrega valor à empresa e aos negócios.
1.2 - Conceitos Básicos:
Alguns conceitos básicos serão apresentados, para que haja a familiarização e para que possam ser empregados corretamente nos projetos.
Processos: caracterizam-se por um conjunto inter-relacionado de recursos e atividades que transformam entradas em saídas; Recursos: são os meios necessários ao processo, como