Resenha sobre o artigo: “a importância de definição de uma metodologia para o gerenciamento de projetos”
O artigo “A importância de definição de uma metodologia para o gerenciamento de projetos” foi escrito por Fernando Matesco.
O gerenciamento eficaz e eficiente de projetos é um fator crítico para a sobrevivência, o crescimento e o sucesso de uma empresa, e se houver um planejamento efetivo, esta pode alcançar a maturidade em gerenciamento de projetos.
Um projeto é um esforço temporário, com data de início e de fim, criado para sanar uma necessidade específica e única, resultando em algo exclusivo. Os conceitos de projeto e gerenciamento de projetos podem ser amplos e profundamente entendidos através da abordagem de fatores críticos. Os fatores críticos de sucesso mostram que para atingi-los é necessário o desenvolvimento de competências especificas em gerenciamento de projetos, que são: as atitudes, habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar resultados diferenciados.
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia que fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos que são apresentadas como elementos distintos e em interfaces separadas. Ele propõe cinco grupos de processos: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. No entanto, o PMBOK que possui 42 processos divididos em nove áreas de conhecimento (como recursos humanos, custos e qualidade, por exemplo), não é considerado uma metodologia e sim um guia, uma vez que descreve processos de alto nível sem especificar detalhes de como eles devem ser implantados. Por isso, é considerado uma ótima base na elaboração de uma metodologia para a organização.
A metodologia nada mais é do que uma “receita”, uma forma de efetuar as práticas a serem seguidas em um determinado processo. Tem como objetivo estabelecer melhores práticas, que devem ser utilizadas para um fim específico. O que fica a cargo da própria organização determinar se tais práticas são as