modelo de memorando
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
GABINETE DA REITORIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE
CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC
TELEFONE: (48) 3721-9320 – FAX: (48) 3721-8422
E-MAIL: gr@contato.ufsc.br
Memorando n.º 118/2014/GR
Florianópolis, 1 de janeiro de 2014.
Ao Senhor Chefe do Departamento de Administração
Assunto: Resumo do teor do documento
1. Introdução.
2. Desenvolvimento.
3. Conclusão.
Atenciosamente,
NOME
Cargo
Memorando
O memorando (adaptação do latim memorandum, que significa “que deve ser lembrado”) é uma forma de participação ou aviso por escrito. Foi incorporado como tipo de expediente usado na administração pública para a ágil comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Seu texto perdeu a característica de brevidade e serve hoje a comunicações inclusive extensas no âmbito interno das organizações, para exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc.
Dado que a principal característica do memorando deve ser a agilidade, sua tramitação deve pautar-se pela simplicidade. Devem os despachos que a ele se seguem ser dados no próprio documento e, em caso de falta de espaço, em folha de continuação.
O memorando destina-se ao serviço interno e caracteriza-se como instrumento de comunicação entre servidores e unidades de uma mesma organização.
Memorando-circular é o de mesmo conteúdo – e mesmo número de controle – endereçado a vários destinatários, ainda que sejam apenas dois esses destinatários. Nos atos circulares, dos quais os exemplos mais conhecidos são o memo-circular e o ofício-circular, os destinatários devem ser indicados de forma específica (Para: Presidência do TSE, Corregedoria-Geral Eleitoral) ou de modo genérico (Para: Diretores-Gerais e Secretários dos Tribunais Regionais Eleitorais).