Memorando
Atila Franco da Silva
Lucas Souza
Thiago Victor Ferreira de Souza
Valclênio de Oliveira Braga
MEMORANDO
Mossoró – RN
2015
MEMORANDO
Trabalho apresentado a Faculdade Mater Christi, como requisito avaliativo para a disciplina Língua Portuguesa, orientado pela professora Janaína Silva Alves.
Mossoró – RN
2015
Conceito
O memorando pode ser interno ou externo.
O Primeiro é uma correspondência interna e sucinta entre duas seções de um mesmo órgão.
O segundo pode ser oficial e comercial. O oficial assemelha-se ao Oficio, e o comercial, a carta comercial. O papel usado para qualquer tipo de memorando é o de meio-oficio.
Sua Característica principal é a agilidade (tramitação rápida e simplicidade de procedimentos burocráticos). Isso implica fazer os despachos no próprio documento ou, se necessário, em folha de continuação.
Características
O memorando deve conter o timbre da instituição que o está emitindo, deve ser dado um espaçamento de 4 cm após o timbre, na linha seguinte deve conter o numero do memorando, na próxima linha o local e a data , em seguida o emitente e o destinatário, na linha abaixo, o assunto a ser abordado seguido do pronome de tratamento e cargo da pessoa a quem se destina o mesmo, segue um espaçamento de 2cm e em seguida a mensagem, escrita de forma clara e sucinta com margens de 3cm a esquerda e 2 cm a direita , finaliza com uma saudação de despedida e a identificação da assinatura e cargo de quem está emitindo o documento. Tradicionalmente, e para facilitar a consulta, o numero de ordem ficava a direita. A Instrução Normativa n°4 (Diário Oficial de 09/03/92), porém, aconselha a colocação desse no lado esquerdo do papel, o que, na pratica, não tem sido muito observado. Além disso, apesar de a mesma IN estabelecer duas expressões (Respeitosamente -> para autoridades hierarquicamente superiores, inclusive, O presidente da republica, e Atenciosamente -> para