A Ideologia Neonazista
O nazismo, uma ideologia política criada por Adolf Hitler na década de 1920, tem seus princípios resgatados dando origem ao Neonazismo. Como na primeira vertende, o neonazismo prima pela raça pura ariana e tem como seguidores integrantes que descriminam homossexuais, negros, índios, judeus e comunistas, agindo de forma violenta com essas classes.
O Neonazismo corresponde à ideologia nazista revigorada, nova e atualizada para cada país e cidade onde os grupos atuam. {^Por isso o nome NEO que quer dizer novo^}
Um novo conceito foi adicionado a conduta Neonazi, a diferença cultural. Tal preceito sustenta a idéia de que cada povo deve manter sua identidade cultural e nacional em seu determinado meio. Assim, o neonazismo defenderia a incompatibilidade entre grupos distintos. A discriminação que era racial agora também seria cultural. Nesta conduta, violenta, está clara a presença da intolerância em relação ao outro e da dicotomia superioridade/inferioridade racial.
Eles conservam a segregação cultural, mas também, cultivam a crença na “superioridade racial” e aos símbolos e agentes do nazismo alemão.
A questão cultural ganhou maior notoriedade nos movimentos neonazistas, em virtude da estratégia ideológica empregada por esses grupos para se adaptarem a uma nova realidade econômica, política e cultural do fim do século XX. O judeu de ontem é o imigrante de hoje. Mesmo assim grupos menos comprometidos com a política propagam o extermínio em relação aos negros, judeus e homossexuais e qualquer outra raça considerada inferior.
Todo esse discurso e propaganda da segregação cultural deixa a superioridade racial nas entrelinhas, diluído na xenofobia.
Nos anos 80 e começo dos 90, que acabou explicitando-se, no final desta década, virtualmente, na internet, aproveitando-se do anonimato possibilitado por essa ferramenta para espalhar a palavra e fazer recrutamento para ideologias.
Existem grupos Neonazi´s espalhados por todo o mundo.
Há, por