Memorando
O memorando tem como sua principal característica a agilidade sendo assim o texto de um memorando deve ser objetivo, de linguagem direta.
É uma espécie de bilhete formalizado um bilhete comercial.
Utilizado para : Anúncios, Lembretes, Solicitações, Comunicados.
2 slide – Utilização Orgãos Públicos
O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, as quais podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
No caso de órgão públicos essa comunicação interna se dá através de Ofício, Aviso ou Memorando. A diferença entre eles é a de circulação.
Aviso é expedido exclusivamente por Ministro de Estado, Secretário-Geral da República, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e Secretário da Presidência da República para autoridades de mesma hierarquia, e o aviso é emitido exclusivamente por autoridades para outras de mesmo nível hierárquico. ofício é expedido para e pelas demais autoridades, podendo também ser expedido a particulares, tem finalidade de tratar de assuntos oficiais.
Enquanto o ofício é expedido para e pelas autoridades do serviço público (e também entre elas e particulares), memorando tem abrangência apenas interna
A segunda diferença é que, no memorando, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa, não havendo, portanto, uso de pronome de tratamento nem identificação da pessoa a quem se destina tal documento.
3-Utilização no setor privado
Em empresas do setor privado o que se compararia com o memorando seria a Circular, onde a diferença também seria na circulação pois a mesma se destina para o publico em geral enquanto o memorando para setor departamento ou cargo específico.
4- slide - A estrutura do memorando é composta de:
- Número do memorando;
- Remetente;
- Destinatário, sendo este