trabalhos
de gestão das organizações
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil
Borges-Andrade, J. E., Abbad, G., & Mourão, L. (Orgs.). (2006). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed.Zerbini, T. (2008). Resenha 189 Disponível em www.scielo.br/paideia . .
A leitura do livro organizado por Jairo Eduardo Borges-Andrade, Gardênia da Silva Abbad e Luciana
Mourão é altamente recomendável para estudantes, pesquisadores e profissionais de Psicologia Organi- zacional e do Trabalho (POT) que pretendem atuar ou atuam na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) nas organizações e em contextos de trabalho diversos.
Atualmente, o atendimento às novas exigências do mercado de trabalho, caracterizado por transfor- mações sociais e tecnológicas, exige que empresas, escolas técnicas, órgãos de governo, entre outras instituições que compõem o sistema produtivo, desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas competências organizacionais e individuais. É fato também, que um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento sustentável econômico e social em diversas regiões. Programas de TD&E nas empresas e de formação e qualificação profissional em ambiente aberto contribuem para que este desenvolvimento ocorra. Eduardo Salas,pesquisador renomado da área, Ph.D. pela University of Central Florida, destacou no prefácio do livro esta necessidade: “As organizações sabem que, para serem viáveis e competitivas nesta ‘planície’, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados.” (p.11).
As organizações, preocupadas com a ma- nutenção da competitividade no mercado, mostram- se interessadas em entender como ocorrem os processos de aprendizagem e,