MEMORANDO MODELO UTFPR
A
Andressa Aparecida
Covest
Assunto: Como desenvolver um memorando – Exemplo
Prezada Andressa,
Ao desenvolver um memorando deve-se tomar como exemplo os seguintes critérios: Ter um timbre do local em que foi redigido, sendo este centralizado; número e expediente à esquerda; Local e data à direita; Assunto à esquerda; destinatário abaixo do assunto; Se for o caso apresentar uma descrição do que será abordado; os tópicos devem apresentar enumeração, sendo o paragrafo introdutório não apresentando número e o seguinte apresentado o número 2 e assim sucessivamente; ao fim do memorando apresentar uma saudação; fecho com o nome e função no órgão que expediu o memorando, como está neste exemplo. 2. O memorando tem como finalidade lembrar, no caso é utilizado por servidores de uma mesma organização ou serviço, onde a sua linguagem é utilizada de forma mais formal, no entanto fazendo um esclarecimento do motivo pelo qual o mesmo foi redigido.
Atenciosamente,
Francieli Carolina Souza Ribeiro Estudante de Eng. Têxtil
Em algumas ocasiões em laboratórios ou indústrias é observado que ao realizar sínteses orgânicas, o produto final sólido apresenta um grau de contaminação por meio de impurezas, a partir desta problematização criaram-se métodos para realizar a purificação do produto final, sendo um destes métodos a recristalização.
A recristalização baseia-se na diferença da solubilidade de um sólido em solvente ou em uma mistura de solventes (DIAS-2004).
Dias A.G., Costa, M.A., Canesso, P.I. Guia prático de química orgânica - vol. 1, 1o edição, Editora Interciência, 2004.