Artigos De Sa De
Proteínas
As verdadeiras Fontes de Vida
As proteínas são moléculas grandes constituídas por uma seqüência de aminoácidos, formando como se fosse uma corrente. Segundo o nutricionista Romero Alves Teixeira, elas formam o que chamamos de massa corporal magra, juntamente com os ossos e líquidos corporais. Além disso, são de extrema importância tanto dentro das células quanto fora delas, pois cumprem as mais diversas funções no nosso organismo.
A principal função das proteínas no nosso organismo é sem dúvida a de constituir os nossos músculos e vísceras, uma vez que a maioria absoluta da proteína corporal está presente neles. A proteína muscular tem a função de executar a contração muscular, função primordial que possibilita movimentarmos. Outras funções de extrema importância são as proteínas que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do nosso corpo. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos. As enzimas que fazem o nosso organismo funcionar, metabolizando os alimentos em energia, reconstruindo a nossa massa corporal que está sempre em processo de degradação e reconstrução, são outros tipos importantes de proteínas. Por fim, existem proteínas que transportam substâncias no nosso sangue, como a hemoglobina, a albumina e as lipoproteinas HDL, LDL e VLDL, entre várias outras, explica o nutricionista.
Necessidades Diárias
Romero Teixeira esclarece que todas as pessoas possuem uma necessidade de consumir diariamente alimentos que contenham este nutriente. As necessidades diárias irão variar de indivíduo para indivíduo, conforme a idade, fase de crescimento e desenvolvimento, peso, sexo (presença de gestação, lactação, etc.), doenças (sobretudo o estado nutricional, doenças renais, doenças hepáticas, politraumatismo, queimaduras extensas, e infecções graves).
Segundo as recomendações da FAO, a Organização Mundial de Saúde e a ONU, a