Artigo Cliente SA Janeiro 2014
“Como você quer ter resultados diferentes se faz tudo sempre igual”, esta frase de Albert Einstein deveria estar na mente de todos profissionais ou empresas que buscam ter números diferentes daqueles que alcançam todo ano, quando fecham seus resultados.
Mas, “fazer diferente deve doer muito”, afinal por mais que necessárias poucas mudam!
Mudar traz a maioria das pessoas um sentimento de “inconveniência”, aquele incomodo de ter que reaprender novos processos, mudar o cotidiano. Algumas empresas fazem todo o ano aquele “me engana que eu gosto”; isto é, dizem que mudaram que os processos foram desenhados, que consultorias foram contratadas, que muitos estudos foram realizados e que tudo vai ser diferente e melhor!
E quando o ano começa o inconveniente de mudança ataca e as mudanças são bombardeadas pelas pessoas que trabalham lá e não querem mudar e tudo volta ao que era antes!
Não é um problema dos profissionais, é de todo ser humano, nós somos resistentes a mudar, mesmo que pareça que vai ser melhor. Você deve estar discordando, então vamos á alguns exemplos:
1. Outro banco te liga oferecendo serviços melhores do que o seu que já esta com você há mais de 10 anos – você muda de banco?
2. A sua lavadeira mancha sua camisa favorita com água sanitária pela décima vez! – Você a dispensa na hora?
3. Você participa de uma reunião em sua empresa e os outros gerentes pedem para você modificar todos os processos internos que você implantou em 2013 – Você acata e muda tudo?
Se a sua resposta for SIM, para as três perguntas (seja sincero, afinal se mentir será para você mesmo) você esta pronto para mudar. Mas se responder pelo menos 1 NÃO, você é resistente a mudanças!
Não se apavore! A maioria das pessoas acredita que mudar dá muito trabalho! E com isso ficam tendo como resultados sempre a mesma coisa!
Se desejar mudar ou se precisar, segue os passos básicos que deve seguir:
1. Reúna seus funcionários em um WORKSHOP (chame assim parece ser mais importante)