artigos cientificos
Cláudia Alaminos
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo -Programa de Pós-Graduação - Mestrado São Paulo – SP
RESUMO
Este trabalho abordará a educação como um direito de toda a criança ou adolescente e as causas de abandono da escola por jovens com características que fogem à norma vigente. A "Educação para todos" preconiza que a educação é um direito de toda pessoa sem que suas características pessoais como gênero, raça, religião, condição econômica ou deficiências sejam impedimento para que este direito seja desfrutado. Indagamo-nos sobre as causas do abandono da escola por parte dos jovens e a pesquisa sobre o tema nos levaram a pensar em causas diversas das usualmente tidas como responsáveis pela saída dos jovens da escola, relacionadas às dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias. Discutimos então, se a saída dos jovens da escola, em sua maioria os pobres, não se deve a concepções ideológicas que minimizam a importância e a necessidade de escola para quem possui diferenças em relação à normalidade e à expectativa vigentes.
Palavras-chave: evasão escolar; direitos humanos; ideologia; preconceito.
1) Introdução
Tenho trabalhado como fonoaudióloga clínica por 16 anos. O atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência permitiu a minha aproximação do paradigma da Inclusão Escolar e a vivência, com essas pessoas e seus pais, das dificuldades de inserção na escola regular, apesar dos documentos internacionais e da legislação brasileira serem bastante específicos e favoráveis à inclusão.
Esta experiência advinda de minha prática deixou de ser uma contingência e, ao tornar-se um tema de estudo, culminou com a tomada da Inclusão Escolar como objeto de pesquisa e o meu ingresso no Mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
A Inclusão Escolar, por sua abrangência, requer a incursão do pesquisador em temas como Direitos