Entorse
2. 2
Use muletas/bengala até que você possa caminhar sem sentir dor ou mancar.
3. 3
Mude a sua rotina de exercícios. Por exemplo, se você costuma correr ou fazer esteira, experimente trocar pela natação ou máquina de remo. O importante é não ficar parado para não perder o condicionamento físico.
Gelo
1. 1
Aplique gelo no tornozelo para amenizar a dor e o inchaço.
2. 2
Mesmo que você vá ao médico, deixe gelo no local da torsão até ser atendido. O gelo vai evitar uma inflamação ou uma eventual hemorragia interna nos ligamentos (a hemorragia pode ocorrer caso algum deles tenha se rompido).
3. 3
Coloque um saco de plástico com gelo no tornozelo, durante 15 a 20 minutos, 3-5 vezes por dia durante os 3 primeiros dias.
Dê um tempo de 30 minutos entre as aplicações. A recomendação dos treinadores é a aplicação de gelo nas primeiras 48 horas. Imersão em água gelada é ainda melhor.
4. 4
Caso a sua pele comece a ficar branca por causa do gelo, retire-o imediatamente - o frio excessivo também “queima” a pele.
5. 5
Se você tem diabetes ou problemas circulatórios, avise o seu médico antes de usar gelo.
Compressão
1. 1
Com a ajuda de um material elástico, você pode envolver a região do tornozelo e comprimi-la (isto é, apertá-la um pouco) para amenizar o inchaço.
2. 2
Coloque uma bandagem elástica a partir dos dedos do pé até o meio da canela, aplicando uma pressão uniforme, até que o inchaço desapareça. Afrouxe o elástico se os seus dedos começarem a ficar roxos, frios ou dormentes. Certifique-se de que o elástico não está muito frouxo ou muito apertado.
Elevação da perna
1. 1
Apóie a perna em algum móvel de modo que o tornozelo fique acima do nível do coração. Isto ajuda a prevenir hematomas.
Recuperando-se da torsão
1. 1
Tome um analgésico como o ibuprofeno ou o paracetamol.
2. 2
Faça fisioterapia de graça na sua própria casa.
Quando você se sentir confortável o suficiente