Artigo
Universidade Cidade de São Paulo
TÉCNICA CONSTRUTIVA
TAIPA DE MÃO
Maíra Gonçalves Costa
CA: 22557110
São Paulo
20115
Técnica construtiva colonial – Taipa de mão
Resumo
Esse artigo tem como objetivo descrever a técnica da taipa de mão, que é uma técnica construtiva onde a terra é empregada como matéria-prima. Essa técnica foi muito utilizada na história da arquitetura colonial brasileira, e ainda é encontrada em algumas regiões.
Palavras chave: Taipa, terra, arquitetura colonial brasileira.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo describir la mano de la técnica de tapial , que es una técnica de construcción , donde se utiliza la tierra como materia prima . Esta técnica se utiliza ampliamente en la historia de la arquitectura colonial , y aún se encuentra en algunas regiones.
Palabras clave: Doguillo. Tierra, arquitectura colonial brasileña
Introdução
Desde a pré-história a terra crua tem sido utilizada nas construções, sendo considerada a técnica construtiva mais antiga e mais utilizada. Hoje em dia, a terra ainda é utilizada como elemento de construção, principalmente em áreas mais carentes, devido ao baixo custo, tendo assim, sobrevivência de técnicas construtivas primitivas. Uma dessas técnicas pré-históricas é a taipa de mão, também conhecida como Pau a pique. No
Brasil, essa técnica é muito utilizada no meio rural e no nordeste, tendo sido trazida pelos portugueses. Sendo Corona e Lemos (1972) o termo taipa, genericamente empregado, significa a utilização do solo, argila ou terra como matéria prima básica de construção.
A Taipa de mão
A taipa de mão é uma técnica construtiva antiga que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com barro, transforma-se em uma parede.
Figura 1
Construção em pau-a-pique rústica. Imagem BARDOU, 198, p. 49.
O solo local e água são amassados com os pés até