ARTIGO
Resumo:
O texto tem por objetivo analisar a relação do ensino superior com o AVEA Moodle. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica sobre as definições e suas relações com a tecnologia e a educação. Como conclusões
Palavras-chave: Educação a Distância, Ensino Superior, Moodle.
Como o moodle pode ser utilizado para alavancar a educação no ensino superior?
Introdução Atualmente, o ser docente exige muito mais do que conhecimento científico e técnico de uma determinada área, devido ao fato de os alunos estarem mais exigentes, pois a busca por conhecimento e informação pode ser feita através do uso de tecnologias de informação. Tais tecnologias podem ser representadas através de alguns meios, quais sejam: computador, celular, tablet, entre outros. Nesse sentido, faz-se necessário repensar qual seria, então, a função do professor na utilização dos ambientes virtuais de ensino aprendizagem para alavancar o ensino superior? Mediar, nortear, direcionar esse aluno, mostrando qual o melhor caminho, interagindo de uma forma eficaz para chamar atenção e atrair o discente para a sala de aula, para o AVEA, mas, para isso, é necessário que o docente tenha domínio das tecnologias existentes, sabendo utilizá-las como ferramentas pedagógicas.
Os Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA) são sistemas que possibilitam a utilização das tecnologias como ferramentas para o ensino-aprendizagem desde que o professor, como mediador desse processo, esteja capacitado a utilizá-los. Existem plataformas que permitem a utilização de mecanismos para complementar o ensino. Uma delas é o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle), considerado um sistema de gestão de conteúdos, em código de fonte aberta (http://www.moodle.org), utilizado na educação como plataforma de gestão do ensino e aprendizagem.
Nas instituições de ensino superior os ambientes virtuais estão sendo utilizados como mediadores na