Artigo
Hellayne Raquel Duarte Mendes1
Simone de Souza Lima2
RESUMO
O presente artigo foi elaborado dentro da disciplina de Poética I, e tem por objetivo trazer à tona os principais elementos poéticos da poesia de Cecília Meireles. O livro Espectros é uma coleção que reúne dezessete sonetos, muito dos quais estão centrados na temática histórica, mitológica e religiosa. Dentre estes optamos por analisar mais detidamente os sonetos “Espectros” e “Joana D’Arc”, em que se sobre sai as seguintes questões poéticas: A tematização de personagens como “Joana D’Arc” a influência simbolista, não só no que se refere à musicalidade e melancolia, mas também na medida em que incorpora a espiritualidade, produz certa tensão no leitor e por fim a questão da transitoriedade entre o efêmero e o eterno que é marcante em todos os seus poemas.
Palavras-chave:Cecília Meireles. Espectros. Poética. Soneto. Feminino.
INTRODUÇÃO
Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nasceu em sete de novembro de 1901 e faleceu em nove de novembro de 1964, no Rio de Janeiro. A grande escritora brasileira escreveu suas primeiras poesias aos nove anos de idade e seu primeiro livro em 1919, Espectros, livro este que reúne os primeiros escritos da autora, muito embora a mesma fosse jovem e imatura no que diz respeito à escrita lírica, seus sonetos não deixaram nada a desejar em relação às poesias parnasianas, sempre muito bem construídas, seus poemas obedecemà forma fixa do soneto que corresponde aos dois quartetos e dois tercetos, formando um total de quatorze versos decassílabos ou alexandrinos com rimas externas, emparelhadas e cruzadas.
Além de poetisa Cecília Meireles foi pintora, professora e jornalista, discutindo sempre a respeito dos problemas da educação, área na qual se dedicava e manteve uma forte atuação, e é sem dúvida uma das mais renomadas escritoras da literatura brasileiracontemporânea, por causar em seus leitores a sensação de intimidade com