Artigo
Juliana de Moura Carvalhais – FAFE – julimoura_@hotmail.com
Resumo: Este artigo apresenta uma visão geral de uma organização virtual, o e-commerce, e o papel potencial da tecnologia da informação como um recurso competitivo. A velocidade com que as atividades devem ser executadas, é sem dúvida, o motivo da mudança a qual as organizações tem que se submeter para manter a competitividade no mercado.
Palavras-chave: Vantagem competitiva; E-commerce; Tecnologia da informação.
Competitive advantage in the use of e-commerce
Abstract: this article presents an overview of a virtual organization, e-commerce, and the potential role of information technology as a competitive resource. The speed at which the activities are to be performed, is without doubt, the reason for the change to which the organizations have to undergo in order to maintain competitiveness in the market.
Keywords: competitive advantage; E-commerce; Information technology.
1. Introdução
Realizar comércio eletrônico na economia digital significa usar sistemas baseados na Web e em outras redes eletrônicas. A economia digital baseia-se nas tecnologias digitais, incluindo redes de comunicação (internet, intranets, extranets e outras), computadores, softwares e outras tecnologias da informação relacionadas. As infra-estruturas de rede digital tornam possível a economia digital porque proporcionam uma plataforma global através da qual pessoas e organizações interagem, comunicam se, colaboram e buscam informação.
O e-commerce é um meio de trocar informações, bens e serviços, permitindo que as empresas sejam mais eficientes, uma vez que a internet oferece um mercado flexível e dinâmico. Quando uma empresa entra muito tarde neste mercado de e-commerce, os competidores que já estabeleceram uma presença na web poderão dificultar sua entrada bem sucedida. O e-commerce representa um novo canal de acesso direto ao consumidor.
2. O que é o e-commerce?