Emirados Árabes Unidos
Esse ano, por exemplo, o país árabe deverá receber US$ 6,2 bilhões em Investimentos diretos estrangeiros (IDE). E a previsão para 2011 é de US$ 8,5 bilhões, um crescimento de 8,7%.
Meninas dos olhos
Com PIB do país voltando a crescer, depois de uma queda de 2,6% no ano passado, a tendência, segundo os especialistas, é de que os EAU continuem sendo a “menina dos olhos” dos investidores estrangeiros, inclusive brasileiros.
Aberta e diversificada
De acordo com o Departamento de Desenvolvimento de Mercado, a economia dos Emirados Árabes Unidos é aberta e dona de uma elevada renda per capita, sendo o petróleo e o turismo seus principais pilares econômicos.
Graças a esforços governamentais para a diversificação da economia, a contribuição direta do setor petrolífero vem caindo através dos anos, passando de 38% em 1997 para 30% em 2002 e 23% em 2007, aumentando assim a importância de outros setores.
A indústria do turismo, por exemplo, já responde por 19% do PIB nacional, sendo ainda responsável por cerca de 50% do crescimento do setor hoteleiro na região do Golfo Arábico.
Para saber mais sobre os Emirados Árabes Unidos, acesse: http://www.ccab.org.br/site/areafile/analise/Perfil%20-%20Emirados%20Árabes.pdf
por Joel dos Santos Guimarães joel.guimaraes@anba.com.br
C U L T U R A
A cultura dos Emirados Árabes Unidos se desenvolveu rapidamente em paralelo com todas as outras áreas desenvolvidas no país. Dentro de duas décadas, os Emirados se firmaram em pé de igualdade com muitas nações desenvolvidas ou mesmo ultrapassaram algumas já estabelecidas. Como em qualquer outro lugar do mundo, mudanças políticas, econômicas e sociais influenciaram mudanças culturais que tiveram um grande impacto em sua evolução e transição