Aço: definição e composição
Definição Aço é uma liga metálica ferrosa composta principalmente por ferro, misturado com certo teor sde carbono, que é limitado ao máximo de 2%. As ligas ferrosas são aquelas onde o ferro é o principal componente. A variedade de aplicações possíveis no meio da engenharia tem relação com a sua fácil produção, comparado com as ligas não ferrosas. Fora, também, o baixo custo de fabricação. Podendo ser comparado com o ferro fundido, a diferença entre os dois tipos de ligas ferrosas está no teor de carbono encontrado nos dois. No ferro fundido, o teor de carbono é acima de 2,14%, sendo geralmente encontrado entre 3% e 4,5%. Sem contar as propriedades, características na qual são outras.
Composição O aço, como já foi dito, são ligas ferro-carbono no qual contem também em sua composição outros tipos de elementos. Esses são os mais encontrados: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
Pode ser classificado como Aço-carbono e Aço-Liga: Aço-Carbono: são os aços mais comuns, com teor de carbono até o máximo de 2%, além de conter elementos residuais obtidos no processo de fabricação. Aço-Liga: a diferença em relação ao Aço-Carbono está no teor de elementos residuais de liga, que no caso é adicionado intencionalmente em concentrações específica, segundo Callister (autor do livro: “Ciência e Engenharia de materiais: Uma introdução”). O Aço-Carbono pode também ser subdividido em: aços de baixo teor de carbono, que contem um teor abaixo